Segundo expectativas da Ebit|Nielsen, as vendas do e-commerce no Brasil deve crescer 26% somente no ano de 2021, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, mantendo a força do setor e indicando uma consolidação das lojas e marketplaces.
O mercado brasileiro continua chamando a atenção pelo número de oportunidades aos comerciantes online na América Latina e no mundo.
O Brasil é o 5º país do mundo em tamanho de território e número de população e é a maior economia da América Latina.
Conta hoje, com mais de 150 milhões de internautas ativos, 130 milhões de usuários do Facebook, o que coloca o país na terceira posição global de usuários da rede.
De acordo com a eMarketer, o Brasil representa cerca de 42% de todo o e-commerce B2C da América Latina.
Diante do isolamento social, os brasileiros foram obrigados a encontrar diferentes formas para manter seus hábitos e atender às novas necessidades, e o e-commerce se destacou. De acordo com pesquisa da Criteo, 56% dos consumidores brasileiros afirmaram que compraram no e-commerce pela primeira vez na pandemia, e 94% pretendem continuar comprando nas lojas online que descobriram no período.
Por necessidade, o hábito de comprar online ganhou destaque entre os consumidores brasileiros. A tendência, que antes da pandemia esperava-se que iria levar anos para acontecer no país, foi alcançada em meses. De acordo com outro estudo da Criteo, 67% descobriram pelo menos uma nova forma de consumo que pretendem continuar usando na fase pós-coronavírus.
Comprar produtos pela internet, pedir comida por delivery e fazer compras por apps estão entre os principais comportamentos adotados pelos consumidores.
Ainda há o Mobile Commerce, mas afinal o que é isso???
Mais do que uma tendência, uma realidade. Em janeiro de 2012, apenas 0,8% das vendas no e-commerce brasileiro eram feitas a partir de smartphones e tablets. No mesmo mês, em 2013, já eram 2,5%. Até o final do ano, 10% das compras online serão realizadas de dispositivos móveis.
Nos Estados Unidos os número são ainda mais impressionantes. Um estudo da Internet Retailer aponta que as vendas via m-commerce praticamente dobraram em 2012, movimentando US$ 20,85 bilhões. A taxa de crescimento é dez vezes maior que a do e-commerce tradicional.
O Brasil já registra mais de um celular por habitante. As vendas de tablets também estão a todo vapor. É só uma questão de tempo até o comprador chegar até sua loja através de um desses dispositivos.
Você está pronto para recebê-lo? Você já tem a loja virtual do seu negócio?