As microfranquias, franquias com investimento inicial inferior a R$ 90 mil cresceram em 2020 e deve continuar crescendo em 2021. De acordo com a ABF, Associação de franchising Brasileira, só em 2019, havia 673 redes co esse modelo de negócio no Brasil.
A maior parte das marcas listadas abaixo oferece como invesitmento para MEI negócios que podem ser tocados em home office. Todas as informações foram cedidas pelas próprias empresas.
Os Serviços e Outros Negócios e Saúde, Beleza e Bem-Estar são os segmentos que mais têm redes com investimento reduzido.
Durante a pandemia, novos modelos de microfranquias apareceram no mercado, e a busca por esse meio de empreendedorismo também cresceu, como alternativa ao desemprego e ao fechamento de empresas. No Portal do Franchising, banco de informações sobre as franquias associadas à ABF, a busca pelo modelo de negócio teve crescimento de 14% durante o período.
“Acaba sendo uma excelente oportunidade, por começar com investimento menor. A chance de continuar no negócio é maior do que empreender sozinho. Na microfranquia o empreendedor dilui o risco com todos os franqueados da rede”, afirma a diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF, Adriana Auriemo.
Ao adquirir uma franquia, o empreendedor já tem acesso a um método de negócio testado, com comunicação visual, público-alvo, estratégia de marketing – tudo que teria que construir do zero em uma empresa própria. “Além disso, tem o suporte contínuo da franqueadora. Ninguém é bom em tudo. Um empreendedor pode ser bom de programação, por exemplo, mas não saber vender ou controlar o fluxo financeiro. Tudo isso a franqueadora ensina e dá o suporte.”
De qualquer forma, mesmo assim, como qualquer outro negócio, existem riscos. Com isso, se torna extremamente necessário tomar alguns cuidadosantes de investir em uma microfranquia.
Confira algumas dicas que separamos para você:
1. Está disposto a colocar a mão na massa?
Por se tratar de uma estrutura reduzida, muitas vezes, o próprio franqueado é quem opera o negócio da microfranquia. O empreendedor precisa fazer uma autoanálise para entender se tem perfil para trabalhar com aquele segmento de negócio.
2. Disponibilidade de horários
Algumas das microfranquias demandam que o trabalho seja executado em determinado horário. Por exemplo, empresas de crédito, quedependem de bancos ou financeiras, suporte a plataformas tecnológicas ou venda de marmitas congeladas. Algumas ainda podem exigir trabalhos aos finais de semana, como atividades varejistas.
3. Fique atento com a locomoção em tempos de pandemia
Por mais que muitas microfranquias permitam o trabalho remoto, em algumas é necessário visitar clientes ou realizar serviços externos, como entregas ou reparos de aparelhos eletrônicos. O empreendedor precisa entender se está disposto a fazer isso e se é seguro para ele sair de casa durante a pandemia.
4. Atenção com os custos fixos do negócio
Apesar do investimento inicial ser baixo, é primordial ficar atendo aos custos fixos. Algumas precisam de um investimento mensal do empreendedor, como custos de ocupação, quando não é home office, por exemplo. Tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis.
5. Não invista todo o seu dinheiro
Capital de giro é primordial para que unm negócio funcione perfeitamente. A microfranquia tem um investimento inicial reduzido, mas o empreendedor precisa ter o cuidado de não aportar todo o dinheiro que tem para adquirir o negócio.
6. Você já trabalho em Home office?
Apesar do modelo de home office já vir crescendo nos últimos anos, diante da pandemia muita gente se viu trabalhando dentro de casa de uma hora pra outra. O trabalho de casa virou uma realidade temporária para muitas pessoas, mas, em alguns modelos de microfranquia, o formato é permanente. O empreendedor precisa analisar se tem um ambiente que favoreça o trabalho em casa, bem como a disciplina para conseguir conciliar a vida profissional e pessoal no mesmo local.
7. Pesquise sobre a marca
Procure informações sobre a marca e o modelo de negócio. Tente entender se existe demanda na sua região. A própria rede pode ter algum estudo do tipo.
Pesquise sobre o tempo que a empresa está no mercado. Marcas com pouco tempo de existência ainda não têm um corpo de franqueados que possa passar referências. Por outro lado, há mais territórios a explorar. “Às vezes, a região que poderia ser atendida com uma marca maior já tem franqueado. Com uma franquia nova, existe mais espaço.”
No primeiro contato com a marca, deve ser entregue ao empreendedor a Circular de Oferta de Franquia (COF), que contém tudo sobre o negócio e também os contatos dos atuais franqueados e ex-franqueados. A especialista orienta que o empreendedor entre em contato com eles para se certificar de que tudo é prometido é de fato entregue.
As informações contidas na COF podem ser checadas com especialistas, advogados e também com entidades do setor de atuação da rede. O franqueado pode até ter escutado uma coisa na reunião de apresentação, mas se não tiver escrito na COF não vale.